sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Frações: Uma fatia desvendada da matemática!

Frações


Há 3000 anos A.C surgia no Egito a necessidade de representar a marcação de terra. Os proprietários usavam cordas, mas isso não funcionava perfeitamente. Muitas não cabia um número inteiro de vezes nos lados do terreno; sendo assim eles sentiram a necessidade de criar um novo tipo de número - o número fracionário, onde eles utilizavam as frações.
Fração é a representação da parte de um todo.
Portanto, os números das frações dependem do número de partes em que a unidade é dividida e do número de partes que estamos considerando.



®Denominador: aquele que da nome  a parte do todo.  Ex: terço/ quarto / quinto...

®  Numerador: aquele que dá o número de partes consideradas.


Operações matemáticas com as frações


Multiplicação

A multiplicação de frações é muito simples, basta multiplicarmos numerador por numerador e denominador por denominador, respeitando suas posições.
Observe:


Divisão

A divisão deve ser efetuada aplicando uma regra prática e de fácil assimilação, que diz: “repetir a primeira fração e multiplicar pelo inverso da segunda”.



As adições e subtrações de frações devem respeitar duas condições de operações: 1ª condição: denominadores iguais.

Quando os denominadores são iguais, os numeradores devem ser somados ou subtraídos de acordo com os sinais operatórios e o valor do denominador mantido.




2º condição: denominadores diferentes.

Nas operações da adição ou subtração envolvendo números na forma de fração com denominadores diferentes, devemos criar um novo denominador através do cálculo do mínimo múltiplo comum – MMC dos denominadores fornecidos. O novo denominador deverá ser dividido pelos denominadores atuais, multiplicando o quociente pelo numerador correspondente, constituindo novas frações proporcionalmente iguais as anteriores e com denominadores iguais.

Observe os cálculos:






Fração também é expressão do dia – a - dia

Os nomes da frações aparecem também em nossa maneira de falar pois convivemos com elas desde que nossa língua começou a se formar a partir do latim, há mais de mil anos atrás. Por isso, mesmo sem perceber, usamos, no dia-a-dia, certas expressões que se originaram das frações.Vejamos alguns exemplos interessantes:

sMeia três quartos: diz-se da meia que chega quase ao joelho. Ela cobre aproximadamente três quartos da distância do joelho até o pé.
s Rezar o terço: o terço é do rosário. O rosário é um colar de 165 contas correspondentes a 15 dezenas de ave-marias e 15 padre-nossos. Os fiéis que rezavam essa grande quantidade de orações usavam as contas do rosário para não errarem o número de orações. O terço também é um colar de contas, correspondendo a 5 dezenas de ave-marias e 5 padre-nossos, ou seja, do rosário.
sVá para os quintos!: mandar para os quintos é mandar para longe, para o inferno. A origem da expressão é muito antiga: quando o Brasil pertencia aos portugueses, estes cobravam um imposto que correspondia a do ouro extraído. O imposto era enviado a Portugal no chamado "navio dos quintos", que passou a significar um navio que ia para muito longe, quem sabe até o inferno.

Um comentário: