segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Diversão e matemática: aliadas para o aprendizado

            Com a realização dos planos de aulas, obtivemos sucesso com o plano inicial que era desenvolver o raciocínio lógico e explorar a capacidade de concentração dos alunos.
            Quando utilizamos “brincadeiras” devemos tomara cuidado para não deixarmos que os alunos se percam do foco e o intuito que é aprender a matemática fique em 2º ou 3º plano.
            Trabalhamos com uma sala de 2º ano e no começo foi difícil controla – lós devido a novidade, mas com uma preparação prévia do assunto que seria tratado, foi mais fácil obter a atenção que precisávamos. O dominó foi realmente encarado como um jogo, o que por algumas vezes dispersou o aluno no objetivo, tendo que lembra – ló sempre de se concentrar na atividade para resolver o foi solicitado. Já com a experiência da “ida ao supermercado” toda a sala participou efetivamente.
               A experiência concreta fez com que  se sentissem parte de uma atividade cotidiana, forçando a cada um de forma positiva a entender o processo do dia – a – dia que por muitas vezes não foi notado como a utilização das 4 operações matemáticas.  
                 Os planos de aula se encontram já disponíveis no nosso blog para os que desejam acompanhar o processo.

A simplicidade deve ser a chave para a Matemática

                Quando ensinamos matemática cometemos o erro de supor o que acontecerá nas séries seguintes esquecendo-se de verificar se o que foi ensinado foi realmente aprendido.
Não basta apenas aplicar uma atividade em que o conteúdo está inserido e o tempo da aula será utilizado por completo.
               A assimilação do que foi passado deve ser esperado e a utilização de métodos que ajudem a esse processo devem sempre ser procuradas pelo professor.
              Para o aprendizado da matemática a passagem do entendimento concreto para o entendimento abstrato muitas às vezes é determinante para a continuidade de um pensamento.
              O professor deve se apropriar de técnicas que se aproximem da realidade da criança para esse mundo novo que são os números. Lembrando que esse aprendizado inicial servirá para toda a vida.
              Utilizar – se de objetos, jogos interativos, canções e parlendas, ou até mesmo o simples fato de contornar com o dedo ou lápis a representação numérica já são grandes artificios para essa memorização.
              O fundamental é acompanhar e voltar ao conteúdo sempre que necessário para que essa assimilação seja feita de forma clara e incisiva para a criança.

Aprender matemática com dominó!


Planejamento de aula

 

1.      Público- alvo:

a)      Etapa: Ensino Fundamental

b)     Série/Ano da turma: 2º ano

c)      Nº de alunos: 19 alunos.

 

2.      Perfil da classe.

 

Alunos que já acabaram de iniciar o processo de conhecimento da utilização das operações matemáticas fundamentais: ações de somar, subtrair, multiplicar e dividir.

 

3.      Tempo previsto para o desenvolvimento da aula.

 

Será uma aula de 50 minutos.

 

4.      Tema da aula.

 

Jogos matemáticos

 

5.      Justificativa.

 

Mostrar ao aluno que com a utilização de jogos e formas interativas é possível o aprendizado das operações matemáticas fundamentais.

 

6.      Disciplina vinculada ao tema.

 

Matemática

 

7.      Objetivos pretendidos.

 

a)      Desenvolver o raciocínio lógico.

b)      Explorar a capacidade de concentração

 

8.      Conteúdo.

 

a)      Utilização de um jogo de dominó que utiliza as quatro operações para se chegar ao resultado esperado.

 

9.      Situação didática.

 

1º etapa: Mostrar a crianças como se joga o dominó tradicional, permitindo que haja interação com o novo material.

 

2º etapa: Distribuir os jogos em folhas, já previamente montados mas com “casas”

 Vazias para que seja calculado o número que falta através dos recursos disponíveis.

 

10.  Recursos.

 

Um jogo de dominó, folha de papel e lápis.

 

11.  Cronograma.

 

A aula será minitrada no horário destinado a aula de Matemática.

 

12.  Avaliação

 

Verificar a capacidade individual do aluno de organizar e assimilar as operaçõresc matemáticas quando dispostas em formas diferenciadas.

 

13.  Referências bibliográficas.

 

·         PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais

Utilizando o supermercardo para as 4 operações!


Planejamento de aula

 

1.      Público- alvo:

a)      Etapa: Ensino Fundamental

b)     Série/Ano da turma: 2º ano

c)      Nº de alunos: 19 alunos.

 

2.      Perfil da classe.

Alunos que já acabaram de iniciar o processo de conhecimento da utilização das operações matemáticas fundamentais: ações de somar,subtrair, multiplicar e dividir.

 

3.      Tempo previsto para o desenvolvimento da aula.

 

Será uma aula de 50 minutos.

 

4.      Tema da aula.

 

A matemática no cotidiano

 

5.      Justificativa.

 

Mostrar ao aluno que a matemática é necessária em seu cotidiano para a execução das mais simples tarefas.

 

6.      Disciplina vinculada ao tema.

 

Matemática

 

7.      Objetivos pretendidos.

 

a)      Desenvolver o raciocínio lógico.

b)      Explorar a capacidade de concentração.

 

8.      Conteúdo.

 

a)      Utilização de um mini supermercado para avaliar valores e produtos que serão comprados.

 

9.      Situação didática.

 

1º etapa: Criar um supermercado fictício com as crianças e pedir a elas que calculem o troco de suas compras, além de quantidade produtos que serão utilizados para a confecção de um bolo para a sala.

 

10.  Recursos.

 

Produtos encontrados em supermercados.

 

11.  Cronograma.

 

A aula será minitrada no horário destinado a aula de Matemática.

 

12.  Avaliação

 

Verificar a capacidade individual do aluno de organizar e assimilar as operações matemáticas quando dispostas em formas diferenciadas.

 

13.  Referências bibliográficas.

 

·         PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais