segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Aprender matemática com dominó!


Planejamento de aula

 

1.      Público- alvo:

a)      Etapa: Ensino Fundamental

b)     Série/Ano da turma: 2º ano

c)      Nº de alunos: 19 alunos.

 

2.      Perfil da classe.

 

Alunos que já acabaram de iniciar o processo de conhecimento da utilização das operações matemáticas fundamentais: ações de somar, subtrair, multiplicar e dividir.

 

3.      Tempo previsto para o desenvolvimento da aula.

 

Será uma aula de 50 minutos.

 

4.      Tema da aula.

 

Jogos matemáticos

 

5.      Justificativa.

 

Mostrar ao aluno que com a utilização de jogos e formas interativas é possível o aprendizado das operações matemáticas fundamentais.

 

6.      Disciplina vinculada ao tema.

 

Matemática

 

7.      Objetivos pretendidos.

 

a)      Desenvolver o raciocínio lógico.

b)      Explorar a capacidade de concentração

 

8.      Conteúdo.

 

a)      Utilização de um jogo de dominó que utiliza as quatro operações para se chegar ao resultado esperado.

 

9.      Situação didática.

 

1º etapa: Mostrar a crianças como se joga o dominó tradicional, permitindo que haja interação com o novo material.

 

2º etapa: Distribuir os jogos em folhas, já previamente montados mas com “casas”

 Vazias para que seja calculado o número que falta através dos recursos disponíveis.

 

10.  Recursos.

 

Um jogo de dominó, folha de papel e lápis.

 

11.  Cronograma.

 

A aula será minitrada no horário destinado a aula de Matemática.

 

12.  Avaliação

 

Verificar a capacidade individual do aluno de organizar e assimilar as operaçõresc matemáticas quando dispostas em formas diferenciadas.

 

13.  Referências bibliográficas.

 

·         PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário