Planejamento
de aula
1.
Público-
alvo:
a)
Etapa:
Ensino
Fundamental
b)
Série/Ano
da turma: 2º ano
c)
Nº
de alunos: 19 alunos.
2.
Perfil
da classe.
Alunos que já
acabaram de iniciar o processo de conhecimento da utilização das operações matemáticas fundamentais: ações de somar, subtrair,
multiplicar e dividir.
3.
Tempo
previsto para o desenvolvimento da aula.
Será
uma aula de 50 minutos.
4. Tema da aula.
Jogos
matemáticos
5. Justificativa.
Mostrar
ao aluno que com a utilização de jogos e formas interativas é possível o aprendizado
das operações matemáticas fundamentais.
6. Disciplina vinculada ao tema.
Matemática
7. Objetivos pretendidos.
a) Desenvolver
o raciocínio lógico.
b) Explorar
a capacidade de concentração
8. Conteúdo.
a) Utilização
de um jogo de dominó que utiliza as quatro operações para se chegar ao
resultado esperado.
9. Situação didática.
1º
etapa: Mostrar a crianças como se joga o dominó tradicional, permitindo que
haja interação com o novo material.
2º
etapa: Distribuir os jogos em folhas, já previamente montados mas com “casas”
Vazias para que seja calculado o número que
falta através dos recursos disponíveis.
10. Recursos.
Um
jogo de dominó, folha de papel e lápis.
11. Cronograma.
A
aula será minitrada no horário destinado a aula de Matemática.
12. Avaliação
Verificar
a capacidade individual do aluno de organizar e assimilar as operaçõresc
matemáticas quando dispostas em formas diferenciadas.
13. Referências bibliográficas.
·
PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário