segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Utilizando o supermercardo para as 4 operações!


Planejamento de aula

 

1.      Público- alvo:

a)      Etapa: Ensino Fundamental

b)     Série/Ano da turma: 2º ano

c)      Nº de alunos: 19 alunos.

 

2.      Perfil da classe.

Alunos que já acabaram de iniciar o processo de conhecimento da utilização das operações matemáticas fundamentais: ações de somar,subtrair, multiplicar e dividir.

 

3.      Tempo previsto para o desenvolvimento da aula.

 

Será uma aula de 50 minutos.

 

4.      Tema da aula.

 

A matemática no cotidiano

 

5.      Justificativa.

 

Mostrar ao aluno que a matemática é necessária em seu cotidiano para a execução das mais simples tarefas.

 

6.      Disciplina vinculada ao tema.

 

Matemática

 

7.      Objetivos pretendidos.

 

a)      Desenvolver o raciocínio lógico.

b)      Explorar a capacidade de concentração.

 

8.      Conteúdo.

 

a)      Utilização de um mini supermercado para avaliar valores e produtos que serão comprados.

 

9.      Situação didática.

 

1º etapa: Criar um supermercado fictício com as crianças e pedir a elas que calculem o troco de suas compras, além de quantidade produtos que serão utilizados para a confecção de um bolo para a sala.

 

10.  Recursos.

 

Produtos encontrados em supermercados.

 

11.  Cronograma.

 

A aula será minitrada no horário destinado a aula de Matemática.

 

12.  Avaliação

 

Verificar a capacidade individual do aluno de organizar e assimilar as operações matemáticas quando dispostas em formas diferenciadas.

 

13.  Referências bibliográficas.

 

·         PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário