Quando ensinamos matemática cometemos o erro de supor o que acontecerá nas séries seguintes esquecendo-se de verificar se o que foi ensinado foi realmente aprendido.
Não basta apenas aplicar uma atividade em que o conteúdo está inserido e o tempo da aula será utilizado por completo.
A assimilação do que foi passado deve ser esperado e a utilização de métodos que ajudem a esse processo devem sempre ser procuradas pelo professor.
Para o aprendizado da matemática a passagem do entendimento concreto para o entendimento abstrato muitas às vezes é determinante para a continuidade de um pensamento.
O professor deve se apropriar de técnicas que se aproximem da realidade da criança para esse mundo novo que são os números. Lembrando que esse aprendizado inicial servirá para toda a vida.
Utilizar – se de objetos, jogos interativos, canções e parlendas, ou até mesmo o simples fato de contornar com o dedo ou lápis a representação numérica já são grandes artificios para essa memorização.
O fundamental é acompanhar e voltar ao conteúdo sempre que necessário para que essa assimilação seja feita de forma clara e incisiva para a criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário