Com a realização dos planos de aulas, obtivemos sucesso com o plano inicial que era desenvolver o raciocínio lógico e explorar a capacidade de concentração dos alunos.
Quando utilizamos “brincadeiras” devemos tomara cuidado para não deixarmos que os alunos se percam do foco e o intuito que é aprender a matemática fique em 2º ou 3º plano.
Trabalhamos com uma sala de 2º ano e no começo foi difícil controla – lós devido a novidade, mas com uma preparação prévia do assunto que seria tratado, foi mais fácil obter a atenção que precisávamos. O dominó foi realmente encarado como um jogo, o que por algumas vezes dispersou o aluno no objetivo, tendo que lembra – ló sempre de se concentrar na atividade para resolver o foi solicitado. Já com a experiência da “ida ao supermercado” toda a sala participou efetivamente.
A experiência concreta fez com que se sentissem parte de uma atividade cotidiana, forçando a cada um de forma positiva a entender o processo do dia – a – dia que por muitas vezes não foi notado como a utilização das 4 operações matemáticas.
Os planos de aula se encontram já disponíveis no nosso blog para os que desejam acompanhar o processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário